Tecnológia, Perigo ou Solução?
Buscando aprimorar nossos conhecimentos acerca do tema "Internet, Cibercultura e Sociabilidade." abordado por André Lemos, ele que é mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela coppe/ufrj e doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes - 1995), pós-doutor pelas University of Alberta e Mcgill University no Canadá (2007-2008). Atua na área de Comunicação e Sociologia, com ênfase em Cibercultura. Tanto em suas entrevistas como, em seus artigos, e principalmente em "Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. " In: Sulina, Porto Alegre, 2003. p. 11-23." Ele que tem sua opnião formada sobre este assunto, tão importante e tão atual.
Lemos, discute acerca dos conceitos principais da tecnologia atual eminente na sociedade, partindo do conceito de Internet das Coisas, ou seja, uma rede autônoma de objetos conectados em rede, através da tecnologia avançada, independente da ação humana, exemplos: computadores ou sensores. A tecnologia esta tão avançada que apagar a luz ou abrir a janela, se torna um ato desnecessário, com apenas um sinal é possível graças tecnologia. Discorre sobre, as Cidades Inteligentes ou Smart Citys, cidades que usam a tecnologia para seu crescimento econômico, preservando o meio ambiente. As pessoas tem acesso e podem interagir usando a energia, serviços e materiais.
Sabemos que hoje as pessoas querem estar conectadas o tempo todo, se vai á uma festa, viajar com a família, querem não só vivenciar, mas compartilhar os momentos, tirar fotos, gravar videos e postar nas redes sociais, seja Facebook, Instagram, Youtube, Whatsapp, muitas plataformas que disponibilizam essa conexão simultânea, de acordo com Lemos "se isolar para poder viver junto." O isolamento pode até ser bom, mas ninguém consegue viver sozinho. É bom poder estar conectado, porém temos que saber do perigo que é viver da informação de outras pessoas, viver de ilusão, nem tudo que a internet mostra é real, o que seria uma liberdade pode se tornar uma prisão.
Contudo, diversos problemas podem surgir com esse distanciamento social, é onde mora o perigo. Um grande impacto causado pelas novas tecnologias na sociedade contemporânea, ou seja, a Cibercultura que nada mais é uma cultura marcada por tecnologias digitais, é o que vivemos hoje. A evolução da linguagem e a cultura que precisava de etapas para se alcançar um objetivo se torna desnecessária, porém sabemos que ela se torna mais forte, o sistema se multiplica, um exemplo o Ciberespaço, um recente desenvolvimento ecológico, o espaço virtual onde não existe fisicamente. Uma nova cultura disseminada pelo mundo, onde o meio virtual se torna uma arma eficaz, não só no meio social e econômico. Mas, será que a tecnologia, é tão necessária? Ela pode tanto ajudar, como destruir muita coisa, é preciso saber ponderar o uso e aprimorar o conhecimento acerca desse tipo de assunto, porque o que sabemos na verdade, é só o que querem que a gente saiba.
TV UFBA conecta (2015) - "André Lemos discute internet,
cibercultura e sociabilidade" https://www.youtube.com/watch?v=D4x5tIiWGpA
Nenhum comentário:
Postar um comentário