sexta-feira, 6 de agosto de 2021



Comunidade e sua proteção


   A proteção da comunidade nem sempre é confiável e nem sempre trará a segurança esperada, mesmo assim buscamos proteção, este vinculo,  pois a comunidade a torna inviável por diversos fatores, seja pela criminalidade, que muitas vezes são consequências de algo que não está muito claro, seja a fome ou a falta de recursos para sobrevivência da mesma. Comunidade se torna um termo amplo. O significado dessa palavra vai muito além, é na realidade é tudo o que sentimos falta ou que precisamos para viver seguros e confiantes. Mas, se cada pessoa a medida que se passa o tempo cria uma identidade própria, e sabemos que não podemos ter tudo ao nossa alcance, assim como Bauman discorre acerca da Liberdade e da segurança, todos queremos sempre um pouco mais,  sabemos que quando se tem um pouco mais de liberdade se perde segurança e quando se tem muita segurança se perde um pouco de sua liberdade. A união desse conjunto nos traz a sensação de "paz". Mas é só ilusão, porque para se ter algo temos que sacrificar outras coisas importantes.

    Bauman e sua ideologia acerca de " Comunidade" nesse  caso, o autor nos esclarece: “pertencer a uma comunidade significa renegar parte de nossa individualidade em nome de uma estrutura montada para satisfazer nossas necessidades de intimidade e da construção de uma “identidade”. Por isso as relações entre o individuo, não é duradoura,  a  necessidade de pertencer á algum lugar,  se sentir parte de algo, seja como for a comunidade ,  pequena ou grande todos estamos em busca ou já fazemos parte, aliás nós já nascemos pertecentes á uma comunidade é claro.

    No capítulo  “A agonia de Tântalo” ,  trata sobre o atrito dessas relações, seja na mitologia grega ou, na bíblica, a ideia de paraíso está ligada à inocência.  Bauman se aproveita da mitologia grega, a qual narra a história de Tântalo, filho de Zeus e Plutó, que aventurou compartilhar um conhecimento que de forma alguma deveria ser alcançado pelos pobres mortais terrenos. Como castigo, Tântalo mergulhou até o pescoço em uma espécie de córrego e acima dele havia um cacho de frutas, porém a truculência dos deuses se fazia presente haja  vista  que,  ao  abaixar  a  cabeça  para  aliviar  a  sede,  a  água  logo  desaparecia  e,  ao estender a mão para pegar uma fruta, uma atmosfera empurrava e afugentava o cacho. 

     A ideia de comunidade nos remete ao mesmo tempo à fantasia do paraíso perdido ou seja,  se quisermos o paraíso seja como for, comunidade é um conceito, segundo Bauman, que nós não conhecemos. Não é uma realidade conhecida. É algo imaginário, que não conhecemos. Talvez seja um paraíso por essa razão. Mas há algo ideológico que envolve esse conceito: ele sempre nos remete a uma coisa boa. Na história de Adão e Eva, o castigo por terem comido o fruto da Árvore do Conhecimento foi serem expulsos do paraíso. E o paraíso era um paraíso porque lá eles podiam viver sem problemas única regra era não comer do fruto proibido e assim poderiam continuar usufruindo do paraíso. As mitologias sempre dão o seguinte recado:

“Somente se pode ser realmente feliz enquanto não se sabe o quanto feliz se é”.

    No video  "Café Filosófico - Estratégias para a vida ", Bauman reflete sobre as relações humanas e acredita que os laços de uma sociedade agora se dão em rede, não mais em comunidade. Dessa forma, os relacionamentos passam a ser chamados de conexões, que podem ser feitas, desfeitas e refeitas.  Os indivíduos estão sempre aptos a se conectarem e desconectarem conforme vontade, o que faz com que tenham dificuldade de manter laços.  Para Bauman, a rede é mantida viva por duas atividades: conectar e desconectar. Este contato em meio virtual pode ser desfeito apenas com um clique, a comunidade não se é tão solida , o que demonstra a sociedade Líquida. 

    Portanto, a proteção esperada pela comunidade nem sempre é confiável, mas sabemos que sem ela não podemos sobreviver, ela nos transforma e ensina, o modo como esta organizada e como funciona, sabemos que no fundo sempre é bom. Porém, não podemos deixar de fazer boas escolhas na vida, toda comunidade tem suas regras seus princípios, até porque existem diversas comunidades, mas, será que a sua comunidade é boa ou ruim? 


BAUMAN, Zygmunt. Comunidade:  a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. (Capítulos: Uma introdução, ou bem-vindos à esquiva comunidade e A agonia de Tântalo)
Videografia: Bauman: Café Filosófico - Estratégias para a vida. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7BbMKM1bcSw&t=449s




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chegamos ao fim... Uma grande jornada de conhecimentos e experiências importantes que vão ficar marcadas para sempre! Aprendemos diversos te...